terça-feira, 6 de agosto de 2013

A pequena história de uma grande batalha (Yamato 2199)


Eu podia começar esse texto falando o quão melhor ficou a derradeira batalha entre o Uber General Domel e sua força tarefa contra o Yamato capitaneado pelo Almirante Okita. Podia falar da animação sensacional, das sacadas geniais do roteiro e de como Domel ficou um personagem extremamente tridimensional e cativante, antes um mero "vilão", agora abordado como um soldado honrado que se dedica de corpo e alma por sua pátria (aconteça o que acontecer) e sua dedicação impar à sua missão, o que faz ser admirado e respeitado por todos os seus comandados e até pelo "Generalíssimo" Deslar/Deslock.

Mas resolvi fazer algo diferente, em cima de um pequeno detalhe que reparei, que faz de Space Battleship Yamato 2199 uma grande produção. O cuidado irretocável de sua produção que conseguiu colocar tridimensionalidade em personagens terciários! Bem à partir daqui, vou mandar SPOILERS dos episódios 19 a 22, então se você ainda não leu PARE AQUI AGORA!

Bem, eu avisei, à partir daqui entrarei em modo SPOILER,  sem medo de ser feliz!


A história dessa foto, foi a coisa que mais me chamou a atenção nesses episódios, pois ela remete à outros episódios e conta a história de dois tripulantes do Yamato, que apesar de não ter importância como um Kodai, um Sanada, ou uma Yuki, contribuíram naquela batalha. A história desses "desconhecidos" é que vou falar aqui. Olhem para essa foto.




Essa foto é do cockpit de um dos pilotos do esquadrão de Cosmo Falcon que foi abatido em combate. Esse cara tem nome: Tsuyoshi Daikuhara. Ele está desde o inicio da série e participou da batalha em Plutão. Ele é o cara com penteado "cabeça quadrada". No lado esquerdo da imagem, é o breafing logo antes da missão.

Aqui ele aparece a direita, olhando para o lado direito.
Aqui ele na parte do motim, está à esquerda do lado esquerdo ao fundo.

Já a garota do cosplay (supostamente uma amiga bem chegada ou mesmo namorada), também é tripulante do Yamato. Seu nome é Miyazawa Chizuru.

Olha ela aí no episódio 7, na festa de saída do sistema solar, junto com amigas. Elas passam primeiro pelo Almirante Okita e depois por Yabu, antes dele encontrar com o comandante e fazer continência à ele.


Ela faz parte do time da manutenção, subordinada à Enomoto.


Aliás, participação também no episódio 20, dando suporte à Sanada na terceira ponte, ela está à esquerda.


Aqui ela à direita, aliviada pelo escudo de movimento de ondas ter funcionado bem à tempo!

Pois é, minha gente, são pequenos detalhes como esse, que mostram que os 1 Bilhão de Ienes (226 Milhões de Reais ao câmbio do dia que estou escrevendo esse texto)de orçamento dessa série foram muito bem empregados. Arrisco a dizer: é o melhor remake de um anime clássico de todos os tempos e sem sombra de dúvidas a melhor série da temporada de 2013 e do ano! Um trabalho que me fez voltar no tempo, com um tipo de anime que não era feito à muito tempo. Um anime de "raiz" que eu conheci quando era pequeno e que me formou como pessoa. Um anime que junto com Star Wars cunhou o meu gosto por sci-fi e space opera. E estou satisfeito que isso tudo está voltando, e ainda melhor do que antes!




Nenhum comentário: