terça-feira, 30 de outubro de 2012

1999AD o futuro do passado? Ou o presente?


O site Carrera Solo fez uma muito interessante ao mostrar os vídeos que a empresa Philco Ford Corporation (sim, aquela mesma que no Brasil acabou virando Philco Hitachi) fez em 1967 sobre o futuro intitulado 1999AD. E eu gostaria de fazer meus comentários sobre os vídeos também.

Vamos ao primeiro, a conversa entre mãe e filho, com um pouco de filosofia sobre o futuro do "american way of life" e um toque de sci-fi anos 60. Serve mais para uma introdução ao público que assim como o garoto está boiando sobre as novas tecnologias. Isso eles erraram feio, pois as crianças hoje em dia são muito ligadas em tecnologia, mais que os adultos!



No próximo vídeo, algo bem mais interessante. Apesar das máquinas analógicas usadas, vemos conceitos atuais como e-commerce, e-mail, chat e video chat. Além de impressora e tables. O jeito como eles manipulam as informações é meio questionável até para quem trabalhava com TI naquela época. Já que ele podia fazer  as entradas de dados sem precisar imprimir. O cara é tão incrédulo que teve que ver o preju que a mulher dele deu impresso? 


                            
Já o terceiro vídeo (a cozinha do futuro) a coisa fica um pouco mais galhofa, com uma cozinha quase aos moldes dos Jetsons (mas sem robôs maids falantes, pelo menos!). O que interessa aqui é a video conferência e um detalhe fora da tecnologia: a preocupação com corpo e saúde, já que a mãe se preocupa com as calorias na comida e o menino quando corre (que casa grande, não?) para o jantar, passa por uma sala com aparelhos de fitness.



Achei o vídeo muito interessante e até apurado em comparação aos absurdos que faziam até a década de 70 sobre vídeos prevendo o futuro (cá entre nós, avinhar o que vai pegar em termos de tecnologia é tarefa que nenhuma Mãe Dinah gostaria de arriscar).

Mas o que eles não acertaram é que todos esses bens de consumo hoje em dia são  todos Made in China. :)


3 comentários:

Nasnet disse...

Eu já tinha visto alguns desses, algumas coisas são bastante interessantes, como as telas "lcd" muito mais finas que o que existia na época com tubão crt. A interface é descaradamente simulada, mas vamos dar um desconto, eles não tinham nem como prever nem muito menos como simular um OS ou uma GUI usando só truques de camera. Fora isso, é surpreendente o quanto acertaram!

coffeejoerx disse...

Muito interessante este artigo, fico intrigado se muitas das invenções de hoje foram moldadas, ao longo dos anos, a partir de vídeos como estes mostrados.

Alguem disse...

Simplesmente sensacional =)